A Importância de Compreender os Diferentes Tipos de Famílias no Cuidado Domiciliar

Na prática da atenção domiciliar, os profissionais da equipe de saúde precisam estar preparados para lidar com circunstâncias muito específicas do paciente e que vão além das questões clínicas. Uma questão que pode afetar a prática desses profissionais é a relação com a família do paciente e, por isso, eles devem estar preparados para lidar com as especificidades de cada tipo de família.

Existe uma ampla variedade de famílias que podem exigir abordagens diferenciadas, desde famílias compostas por pai, mãe e filhos (nucleares) a famílias que abrangem múltiplas gerações que vivem juntas em uma mesma residência. Outros tipos de famílias também são: famílias monoparentais, casais homossexuais, famílias com filhos adotivos, famílias birraciais ou multiculturais, famílias cujos membros não possuem laços legais, entre outras.

A personalização do atendimento médico e o planejamento dos cuidados implica em analisar a composição familiar. No caso de uma família grande, por exemplo, a equipe médica pode contar com a assistência de mais membros familiares no cuidado, o que requer que esses membros tenham de passar por um processo educativo. Isso não seria o caso de uma família monoparental, nesse caso, auxílio externo provavelmente seria necessário.

Todos os profissionais devem estar atentos às especificidades no conjunto familiar para que a intervenção médica possa se dar com respeito, harmonia e conforto. Eles precisam deixar preconcepções de lado e evitar julgamentos com base em valores pessoais. Além disso, eles precisam saber se comunicar com a família de maneira eficaz, se atendo às diferentes maneiras que algumas famílias podem se comunicar, e saber resolver conflitos que possam emergir durante o tratamento.

Assim, a análise das complexidades familiares é essencial para que se possa prover um tratamento de qualidade no ambiente domiciliar. A Pedilar valoriza essa diversidade de famílias e está sempre atenta às especificidades de cada paciente e de suas relações.

Pedilar: cuidar é nossa vocação.

#Pedilar #Homecare #Atendimentodomiciliar #Saude #Familia
Referências: Ministério da Saúde – Caderno de Atenção Domiciliar

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn