Compreender a distinção entre tratar e cuidar é fundamental para captar a essência dos cuidados paliativos. Enquanto o tratamento se concentra diretamente em combater a enfermidade, o cuidado vai além dos aspectos físicos, abrangendo também o suporte emocional, social e espiritual do paciente. A palavra “paliar”, que deriva do latim “pallium”, um manto protetor, simboliza essa abordagem que oferece amparo e conforto em momentos desafiadores.
Os cuidados paliativos consistem em um modelo abrangente de atenção que busca aliviar o sofrimento e promover o bem-estar e a qualidade de vida de pacientes com enfermidades terminais. Já os tratamentos paliativos referem-se a intervenções médicas específicas, voltadas para o alívio de sintomas e para proporcionar uma melhor vivência da doença.
Longe de se limitar ao final da vida ou a situações sem perspectiva de cura, os cuidados paliativos podem ser iniciados logo após o diagnóstico de uma doença grave e são perfeitamente compatíveis com tratamentos convencionais. Uma equipe interdisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, trabalha de forma integrada para atender às diversas necessidades do paciente, proporcionando alívio da dor e mitigando o sofrimento em todas as suas dimensões.
Na prática, isso significa que um paciente com uma doença ameaçadora à vida pode ser tratado pelo médico especialista ao mesmo tempo em que recebe cuidados paliativos, garantindo seu conforto e ajudando-o a lidar com a dor física e com os impactos emocionais da doença. Da mesma forma, uma criança com paralisia cerebral pode contar com apoio para lidar com suas limitações, enquanto seus familiares recebem suporte emocional. Ou seja, tratar é combater a doença, enquanto cuidar é proteger e acolher a pessoa por completo.
A Pedilar entende que, mesmo que haja diferenças entre cuidar e tratar, nos cuidados paliativos, o cuidar e tratar sempre andam juntos. Nossa missão é garantir que nossos pacientes não apenas recebam o tratamento adequado para suas condições de saúde, mas também sejam acolhidos em sua totalidade. Cuidar é mais do que tratar; é trazer dignidade, oferecer suporte e garantir que, independentemente da gravidade da doença, haja sempre muito a fazer para promover o bem-estar e o conforto de quem mais precisa.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem precisa saber mais sobre cuidados paliativos e marque alguém que se importa com o bem-estar dos outros. Quer saber como a Pedilar pode ajudar você ou alguém que você ama? Visite nosso perfil e conheça mais sobre nossos serviços!
Pedilar: cuidar é nossa vocação.
Fonte: MSD Manuais, ANCP.