A assistência domiciliar, assim como todos os outros campos do atendimento à saúde, está passando por constantes transformações. Com novas tecnologias e modelos de gestão, o home care vem integrando novas ferramentas e técnicas em sua atuação.
Nos últimos anos, especialmente após a pandemia de Covid-19, uma modalidade que tem ganhado destaque nos serviços atendimento domiciliar à saúde é o teleatendimento. Essa modalidade é uma facilitadora para os serviços de saúde no que tange a troca de informações, principalmente quando há uma grande distância geográfica envolvida. Aliada aos tratamentos presenciais, a modalidade do teleatendimento, quando bem indicada, facilita e otimiza a prestação do serviço.
Além de realização de consultas em si, a telemedicina também tem se mostrado bastante útil no monitoramento de doenças crônicas. Nela, pacientes são avaliados ou reavaliados, recebem pedidos de exames, renovam receituários, tudo de forma remota, otimizando o tempo assistencial e deslocamentos desnecessários, sem perder a qualidade do serviço oferecido.
O uso de dispositivos conectados que permitem o acompanhamento em tempo real do quadro dos pacientes, também é um ganho do ponto de vista assistencial. Monitores de glicose, de frequência cardíaca, de temperatura, de oxigenação e medidores de pressão arterial por exemplo, abrem a possibilidade de um cuidado mais personalizado, integrado e que permite a tomada de decisão da equipe de forma antecipada, pois agilizam a detecção de alguma alteração no quadro clínico do paciente.
A Pedilar realiza a prática de teleatendimento e oferece mais este benefício a seus pacientes. A integração dessas tecnologias no atendimento à saúde permite que o paciente receba um tratamento mais ágil, individualizado, prático e seguro.
Pedilar: cuidar é nossa vocação.
Fontes:
Coelho, G. M et al. AVANÇOS EM TRATAMENTOS PARA DOENÇAS CRÔNICAS. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences Volume 6, Issue 1 (2023). https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/1252/1420
Ferreira, M. R., & de Paula Monken, S. F. (2021). ESTRATÉGIAS INOVADORAS DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR À DOENTES CRÔNICOS NA SAUDE SUPLEMENTAR. International Journal of Health Management Review, 7(2). https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v7i2.257
Lisboa, K.O et al. (2022). A história da telemedicina no Brasil: desafios e vantagens. SciELO – Scientific Electronic Library Online. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210170pt
Futuro da Assistência Domiciliar: Tendências e Inovações que Estão Moldando o Setor de Cuidados de Saúde
Compartilhe:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn