O que Você Precisa Saber sobre Cuidados Paliativos

Os cuidados paliativos (CP) se aplicam a qualquer doença que ameace a continuidade da vida. Ao contrário do que se pensa, esse tipo de cuidado não é iniciado somente quando não há mais possibilidade de cura. Eles se iniciam desde o diagnóstico da doença.

Muitas vezes, eles vêm aliados a outros tratamentos focados na recuperação. As premissas que norteiam os cuidados paliativos são focadas na qualidade de vida do paciente, no seu bem-estar biológico, psicológico, social e espiritual. A equipe de profissionais paliativistas é composta por multiespecialidades que se integram na promoção desse bem-estar, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, conselheiros espirituais e voluntários.

Um dos primeiros princípios do CP é o alívio dos sintomas, a diminuição do sofrimento pela perspectiva fisiológica. Este alívio da dor biológica é, por sua vez, aliado a outros princípios focados no bem-estar por uma perspectiva psicológica, social e espiritual, atendendo, desta forma, o paciente em sua integralidade. Questões delicadas, como o medo da morte, e questões de ordem prática, como o amparo a familiares, são todas levadas em consideração pela equipe de cuidados paliativos.

Os cuidados paliativos buscam oferecer um sistema de suporte que permita que o paciente permaneça ativo o tempo que for possível. Esses cuidados também são aliados a um suporte estendido aos familiares, que podem precisar de apoio emocional e psicológico durante o acompanhamento, englobando inclusive o processo de luto.

É importante lembrar que os CP promovem a noção de que a morte é um processo natural; portanto, esses cuidados não buscam adiantar a morte (o que seria considerado eutanásia, prática proibida por lei no Brasil), mas tampouco adiá-la.

A Pedilar oferece esse serviço em seu domicílio, algo que, em relação ao ambiente hospitalar, pode auxiliar no objetivo de promover o bem-estar preconizado. Caso esteja precisando de suporte, entre em contato agora mesmo e conheça mais sobre este serviço.

Fonte: Abrale, ANCP, INCA.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn