Reumatismo e Fisioterapia: como evitar complicações e manter a mobilidade

O reumatismo é um conjunto de doenças que afetam partes do corpo responsáveis pela locomoção, como articulações, ossos, músculos, ligamentos, cartilagens e tendões. Os tipos mais comuns de reumatismo são as artrites reumatoides, tendinites, gota e fibromialgia. Essas doenças, que podem gerar dores e restrições nos movimentos, têm tratamentos que podem evitar que a condição se agrave e que o paciente seja incapacitado ao longo prazo.

Aliar o uso de medicamentos e exercícios de fisioterapia são as principais ações de tratamento. Estes exercícios auxiliam no fortalecimento dos músculos, na redução da dor, na redução de deformidades, na reeducação da postura e nos alongamentos.

O fisioterapeuta pode orientar o paciente a realizar esses exercícios de maneira adequada em seu domicílio. Além de tratar, também é importante que se esteja atento aos sinais de que uma doença reumática possa estar se desenvolvendo. O diagnóstico precoce auxilia muito o tratamento destes pacientes.

Sinais como: rigidez nas articulações (especialmente ao acordar), dificuldade para escovar os dentes ou pentear os cabelos, dificuldade para flexionar a coluna, ou a sensação de dor, calor ou inchaço nas articulações podem ser sinais de doenças reumáticas.

Esteja atento e, caso suspeite de uma doença reumática, consulte um profissional de sua confiança. Pratique atividades físicas e tenha uma alimentação saudável. Estes hábitos irão contribuir para que as doenças reumáticas não apareçam.

Pedilar: cuidar é nossa vocação.

#Pedilar #AtendimentoDomiciliar #DoenasReumaticas #Saude #HomeCare #fisioterapia

Fonte: CREFITO, Ministério da Saúde, Sociedade Mineira de Reumatologia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn