O papel da tecnologia na reabilitação: como inovações estão melhorando a qualidade de vida dos pacientes

A presença de tecnologias assistivas nos cuidados à saúde tem sido cada vez mais crescente. No processo de reabilitação de pacientes, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) desempenham um papel muito importante tanto no trabalho do profissional de saúde, quanto para o paciente no seu cotidiano.

Um exemplo é o uso de aplicativos que podem marcar horários regulares para a realização de exercícios e prover ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional informações sobre o desenvolvimento do paciente. Aplicativos também permitem que pessoas em processo de reabilitação possam ter acesso a esses serviços em casos de isolamento geográfico ou de dificuldades de locomoção.

Outra estratégia que envolve tecnologias da informação é o uso de jogos educativos. A depender do caso, dispositivos de realidade aumentada, aliados a um método terapêutico lúdico, podem contribuir para os processos de fisioterapia e terapia ocupacional.

O uso das TICs, é um avanço na reabilitação. Estudos comprovam que essas ferramentas promovem a adesão aos tratamentos e melhoram a comunicação entre pacientes e profissionais e contribui para que a assistência chegue em lugares cada vez mais distantes.

A Pedilar está atenta aos desenvolvimentos nos nossos campos de atuação e nos esforçamos para levar um cuidado de qualidade para os nossos pacientes.

Pedilar: cuidar é nossa vocação.

#Pedilar #Atendimentodomiciliar #Homecare #Saude #Fisioterapia #Terapiaocupacional #Reabilitacao

Veja o artigo completo em: https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/3803/2890

Fonte: Correa, M, Miranda, I. H., Prado M.R.M., Quintana, L. A. C. & Silveira. I. H. (2024). IMPACTOS DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Contemporary Journal Vol.4 No.3: 01-16, 2024

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn